top of page
Foto do escritorcomerrezareviajar

4 dias em Istambul: Onde ficar, quais passeios fazer e onde comer!

A Turquia é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A capital Istambul é uma metrópole pulsante, cheia de cultura, hitória e uma gastronomia sem igual.



 

ISTAMBUL


Istambul é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Para mim é a cidade ideal para conhecer a cultura árabe com segurança, aproveitando todas as suas especificidades. Colocamos Istambul em nosso roteiro no verão de 2019 depois de 18 dias na Grécia, pois geograficamente ficaria a menos de 2h de vôo a partir de Atenas.

Istambul e uma das cidades mais antigas do mundo, rica em elementos culturais formados por diversos povos que passaram pela região. Destacam-se a arquitetura, o comércio, culinária e os aspectos religiosos, onde o estilo de vida islâmico é um marcante diferenciador no cotidiano da população da cidade. Istambul se localiza no encontro do Mediterrâneo com o mar Negro, no estreito do Bósforo, região de divisa entre dois continentes, a Ásia e a Europa. A vida da cidade gira em torno do Bósforo e as principais atrações turísticas estão próximas dele. A principal delas a mesquita azul, situado na região de Sulthanamed, onde está a praça com mesmo nome. Do outro lado da praça está a mesquita de Haya Sophia, ambas imponentes, bem preservadas e com vista privilegiada do estreito.

Nesse post fizemos um roteiro básico para quem terá 4 dias para conhecer a cidade, roteiro que também fizemos e deu bem para conhecer os principais pontos turísticos da cidade com calma.


ONDE FICAR


Os 2 bairros mais procurados pelos turistas e onde se localizam grande parte da rede hoteleira são Sulthanamed (Eminonu) e Beyoglu. Reservamos diárias no hotel Pera Hill, um hotel antigo 3 estrelas, simples e bonito. Resolvemos ficar em Beyoglu por ser uma região mais tranqüila, rodeadas por lojas, galerias de arte super descoladas, pubs, cafés, onde está a Torre Gálata e próxima a rua Istiklal, uma das principais ruas de comércio que fica entre a praça Taksim e a estação de metrô de Beyoglu. A rua Istiklal é a mais popular da cidade possuindo cerca de 3km destinados apenas a pedestres cruzada por um antigo bondinho. Beyoglu é um bairro super cool, ideal para badalar ao som de jazz, reggae ou soul music. É também na rua Istiklal tem uma filial da famosa loja de doces, a Hafiz Mustafa, uma perdição!!

De Beyoglu também se pode acessar as redes de trem, metrô e ônibus com facilidade, encontrar várias mesquitas e centros de massagem.

A parte ruim de ficar em Beyoglu na alta temporada e ter que cruzar as pontes para acessar os pontos turísticos que ficam do outro lado do Bósforo. As pontes ficam muito engarrafadas e não há metrô de Beyoglu para Sulthanamed, somente uma linha de VLT.

Outro ponto negativo é o relevo da região, cheio de extensas subidas e decidas o que torna o bairro inapropriado para quem dificuldades de locomoção ou não está em forma.

Já em Sulthanamed você ficará mais próximo das principais atrações turísticas, porém, estará no meio do movimento, onde o barulho pode atrapalhar seu descanso.

Vou deixar aqui em baixo uma lista de ótimos hotéis em localizações estratégicas para quem não quer perder tempo em Instambul.


Hoteis em Beyoğlu



Hoteis em Sultanahmet




COMO SE LOCOMOVER


Se locomover em Istambul não é complicado, a região central onde se encontram a maior parte dos pontos turísticos é servida por linhas de ônibus, metrô, VLT, táxis e uber.


Obs: O Uber que roda em Istambul é chamado de XL, ou seja, são Vans que prestam serviço para o aplicativo, úteis para carregar vários pessoas e também algumas cargas. Também é possível chamar os táxis pelo aplicativo Uber.


Dica: Se vc está visitando a cidade na alta temporada e está hospedado do outro lado do Bósforo, em bairros como Beyoglu, evite usar o aplicativo, pois devido ao trânsito eles costumam cancelar sistematicamente as chamadas. Pegue os táxis nos pontos ou use os ônibus e vans que estiverem próximos a você.


1º dia

O roteiro do 1º dia foi inteiro no entorno da praça Sulthanamed a parte mais antiga de Istambul e que foi o coração da antiga cidade de Bizâncio e do Império Otomano. Acordamos cedo, tomamos café e fomos direto para a Mesquita de Sultanahmet também chamada de mesquita Azul por causa dos mais de 20 mil azulejos que a cobrem.

A mesquita azul é o principal ponto turístico de Istambul, local também muito frequentado pelos habitantes de todo o país, por isso tanto a mesquita quanto a praça sempre estão muito cheios e movimentados. Esse movimento chega a triplicar nos finais de semana e no verão, por isso, como primeira dica, acorde cedo e vá direto conhecê-la. Não é preciso pagar entrada e os turistas não tem acessos à todas as partes, somente uma ala onde pôde-se observar um grande salão encarcerado e os locais de oração.

A entrada para turistas é gratuita e é feita por uma entrada lateral, do lado direito da mesquita. Não é permitido entrar com sapatos, na entrada são oferecidas sacolas plásticas para que os visitantes possam guardar seus calçados durante a visita. As mulheres precisam cobrir suas cabeças, enrolando panos ou mantas sobre suas cabeças e ombros também oferecidos gratuitamente.



Paramos para almoçar nos inúmeros restaurantes que ficam nessa região e descansamos um pouco, pois o sol estava a pino com mais de 35 graus à sombra.

A tarde fomos conhecer o mercado Egípcio. O mercado Egípcio está logo atrás da mesquita azul, ele é menor e mais organizado que o Grand Bazar. Nele você encontra peças de artesanato (cerâmicas, roupas, artigos de couro), alimentos típicos (especiarias, doces e bebidas) e joalherias. No bazar egípcio você já vai ter uma ideia do que vai encontrar no Grand Bazar, mas a variedade é bem menor e os preços são bem parecidos.



Ficamos encantados com a diversidade de produtos de artesanato, de jóias e de comidas. Também vimos como existe semelhança entre alguns elementos culturais entre a Turquia e a Grécia, resultado da proximidade dos 2 países e da miscigenação social, política e econômica provocada pelos milênios de conflitos, como a troca de populações entre a Grécia e a Turquia como consequência da Guerra Greco-Turca, que opôs a recém-criada República da Turquia em 1923.

Em cada barraca íamos provando os quitutes turcos sem temer as consequências...srrs. destacamos os Lokuns, Kadayifs e as Baklavas...hummm só de escrever essa parte me veio a vontade de comer uma dúzia. Também paramos para beber um café turco moído e servido na hora. Somos viciados em café, já experimentamos vários de todos os lugares do planeta, desde o Kopi Luak indonésio até o aromático café mexicano.

O cheiro era inebriante. Essa parte do café foi engraçada porque o feirante perguntou se gostaríamos do café estilo turco ou ocidental, claro que escolhemos o turco. Bebemos assim que o recebemos e o café tinha mais pó que água, até achamos gostoso mas não dava pra sentir o sabor direito de tanto pó.



Ao andar pelo mercado percebemos que as pessoas iam bebendo o café aos poucos, um gole e uma conversa e a ficha caiu. Tínhamos que esperar o pó do café decantar e ir bebendo bem devagar. Na mesma hora voltamos na barraca e pedimos outro, dessa vez para beber direito kkk.

De noite fomos jantar em um restaurante muito bem avaliado, o Marbella Cafe Restaurant um rooftop com vista para o canal e para a mesquita. Nesse restaurante eles servem comida típica árabe, entre elas o Testi-kebab que é um picadinho de cordeiro com legumes cozido em um pote de cerâmica. Os garçons fazem do serviço do prato é um verdadeiro show. O pote é quebrado com um martelo e o conteúdo é servido borbulhando direto no seu prato, uma delícia....



2º dia


A manhã do 2º dia foi reservada para conhecer a mesquita mesquita de Santa/Hagia Sofia e o palácio Topkapi, ambos localizados na praça Sulthanamed em frente a Mesquita Azul.

A mesquita de Santa Sophia está logo ao lado da azul, do outro lado da praça. A mesquita de Santa Sofia (Ayasofya) foi construída por Justiiano entre 532 e 537 e é uma das obras-primas da arte bizantina.

Curiosidade: Entre 1204 e 1261, Santa Sofia foi uma igreja católica. Em 1453 foi tomada pelo Império Otomano e transformada em mesquita.


Horário

De abril a outubro, das 9:00 às 19:00 horas. De novembro a março, das 09:00 às 17:00 horas.

Menores de 8 anos: entrada gratuita.


Compre o ingresso do MESQUITA AZUL + HAGIA SOPHIA + CISTERNA DA BASÍLICA AQUI


Também em Sultanamed está o palácio Topkapi. O palácio foi construído por Maomé II em 1453 e passou a ser a residência oficial dos sultões durante quatro séculos. O palácio, em seus 700.000 metros quadrados, conta com quatro pátios, diversos ambientes em seu interior: sala de armas, cozinha, estábulos reais, tesouro, possuindo também um extenso jardim logo na entrada.

Anexo ao palácio está o harém. A entrada do harém é paga a parte, porém você não consegue comprar só a entrada do harém porque ela só é vendida dentro da área do palácio, ou seja, para visitar o harém você vai ter que comprar o ticket para o palácio.



Horário

De quarta a segunda, das 9:00 às 17:00 horas (de abril a outubro até as 19:00). Terça: fechado.


Compre o ingresso do PALÁCIO TOPKAPI + HAREM AQUI


Na parte da tarde pegamos um barco e fomos conhecer o lado asiático de Istambul. Para quem está hospedado em Sultanamed, Beyoglu ou proximidades, a maneira mais cômoda de se chegar na parte asiática de Istambul é ir de barco. No mesmo cais que saem os barcos de passeio pelo Bósforo saem os barcos para a região. Custam bem menos e fazem o percurso em aproximadamente 30min. Na região asiática de Istambul pôde-se encontrar alguns produtos mais baratos assim como hotéis e restaurantes. Um dos bairros preferidos é Moda, repleto lojas, hostels, pubs, restaurantes e mercados, atraindo o público jovem que curte uma noite mais agitada.



A noite retornamos para Beyoglu para descansar e beber uma cerveja no bairro Ortaköy, região as margens do Bósforo, cheia de bares e pubs com muita gente bonita.


3º dia


No 3º dia fomos fazer o passeio de barco pelo Bósforo. O passeio básico dura em torno de 1hora e meia e percorre as duas margens principias do estreito. São dezenas de empresas que fazem esse passeio, mas há necessidade de reservá-lo com antecedência especialmente na alta temporada


Dica: Compre seus ingresso com antecedência para não correr riscos, mas se não der, ande pelo cais e análise os preços e tipo de embarcação que mais lhe agrade. Os preços podem variar muito de um barco para o outro assim como o conforto.


Compre o PASSEIO DE BARCO PELO BÓSFORO com café da manhã AQUI


A parte da tarde ficou para conhecer a Torre Gálata. A Torre Gálata está situada em uma colina do outro lado do Bósforo, na região de Beyoglu. Dela se tem uma linda vista da cidade. A entrada da torre custa em média 9 liras e no verão as filas são bem grandes, por isso, se estiver programando ver o pôr do sol de cima da torre chegue com no mínimo 2 horas de antecedência. Se você quer desfrutar de uma noite especial, na Torre Gálata há jantares com espetáculo, open bar e dança. Os preços variam em torno dos 65 euros.

Antes do pôr do sol fomos jantar em outro indicadíssimo rooftop o Roff Mezze 360. Os pratos são muito bons, bem servidos e com preços razoáveis e o pôr do sol perfeito com o Bósforo de um lado e a Mesquita Azul ao fundo, tudo isso ao som de um violino tocando músicas clássicas.




Dica: Adquira com antecedência seus ingressos para não correr o risco de estarem esgotados no dia programado para suas visitas. Deixei espalhados pelo post os links para os principais pontos turísitcos e passeios de Instambul para facilitar a vida de vocês.



4º dia


Inciamos o 4º dia com o banho turco (Hammam), na verdade só a Marjorie fez o banho e eu fiquei mofando do lado de fora.

Ela escolheu o Kilic Ali Pasa Hamami, tinha uma boa avaliação do tripadvisor e era em Beyoglu, próximo do nosso hotel. O prédio do Kılıç Ali Paşa faz parte da mesquita e do complexo escolar, Kılıç Ali Paşa Hamamı. Foi construído entre 1578-1583 para servir as levas (forças marinhas otomanas). Famoso por suas linhas arquitetônicas e cúpula majestosa, o Hamam é um dos edifícios mais simbólicos em Tophane, o distrito portuário de Istambul. O Kılıç Ali Paşa Hamamı reabriu após sete anos de restauração meticulosa e intensiva.



A experiência foi muito boa, saiu de lá relaxada e esfoliada, pronta para os próximos dias de viagem.

O banho turco é uma das atrações turísticas mais procuradas. Os hammans que os realizam estão espalhados pela cidade, a maior parte tem separação entre homens e mulheres, alguns realizam o banho misto. Em alguns locais você escolhe uma série de serviços adicionais ao banho, como massagens e esfoliações especiais. Escolhi o pacote um pacote (The Rammam Ritual) que durou cerca de 2h. e o valor foi algo em torno de 300 liras turcas.

Depois do banho turco fomos passar o resto do dia no Gran bazar. O gran bazar é rodeado de ruas lotadas de lojas, formando um grande complexo que mais parece um labirinto, fácil de se perder. Ao entrar no bazar você perde a noção do tempo, são tantas coisas para ver, experimentar e pechinchar (obrigação para quem quer levar algum produto), que você sai exausto do passeio.

A parte da tarde e começo da noite ficaram para conhecer o entorno da ponte Gálata. A ponte Gálata é a mais importante do estreito, liga a região de Sultanamed ao bairro Beyoglu. A ponte é a preferida pelos pescadores que ficam nas calçadas lançando suas linhas nas águas do Bósforo. Nos 2 lados da ponte existem restaurantes especialistas em peixes e frutos do mar e também servem o famoso ....(pão com peixe frito).



De um lado estão os restaurantes mais finos, mais bonitos, do outro os mais populares. Do lado mais fino a vista do Bósforo é mais ampla, do lado popular o pôr do sol é mais bonito. É bem comum você está sentado apreciando a paisagem e subir na sua frente peixinhos içados pelas linhas dos pescadores.


Para quem vai ficar mais tempo, existem outras dicas de lugares interessantes para visitar e vamos falar um pouco mais em outro post.



Espero que este artigo tenha sido útil. Boa viagem!


 


Seguro viagem da Assist365br


Não viaje sem um seguro viagem, imprevistos acontecem e podem estragar anos de planejamento e causar grandes transtornos. Muitos países exigem seguro contratado no desembarque. Nós nunca viajamos sem um seguro, atualmente contamos com a proteção da seguradora Assist365, uma das maiores do Brasil e do mundo, inclusive com coberturas para a Covid-19.


** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Usando o cupom: CRV365 vocês já garantem 15% de desconto e ainda conseguem mais 30% off no site (= 45%).


Chip de internet ilimitada AIRALO


Nós utilizamos o chip da AIRALO em todas as nossas viagens e funciona muito bem. O legal deste chip é que ele funciona em praticamente todos os países e você não vai precisar comprar um em cada país. Quer saber todos os detalhes? Leia aqui nosso post sobre chip de internet ilimitada para usar fora do Brasil e avalie se vale a pena ou não ou clique AQUI.


Roteiro personalizado e assessoria de viagem


Quer poupar na sua viagem e personalizá-la de acordo com os lugares que quer conhecer e obter detalhes de como se locomover, comer e se hospedar? Então entre em contato conosco e tenha a facilidade de um roteiro personalizado.


Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: comerrezareviajar@gmail.com ou fale em tempo real pelo whatsapp: 21 997951850 (Marjorie).


Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo:


Assessoria de viagem, quero SABER MAIS


Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vocês vão ajudar a manter o blog Comer Rezar Viajar. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nos incentiva a preparar mais materiais grátis como esse!

Hotel, pousada ou apartamento: Booking

Compare preços e qualidade. No Booking você pode fazer reservas com opção de parcelamento, cancelamento gratuito e-ou deixar para pagar só na hora do check-in. COMPRE AQUI

Seguro Viagem: Assist365

Viaje tranquilo, sem imprevistos. Use nosso cupom: CRV365 com 15% de desconto e mais 30% OFF no site (= 45%) . COMPRE AQUI


Motorhome: Motorhometrips

Alugue um motorhome e explore lugares sensacionais de uma maneira especial. Use o nosso cupom: CRVTRIP e ganhe descontos! ALUGUE AQUI

Aluguel de carro: Rentcars

Cote os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência com parcelamento em 12 vezes no cartão ou boleto com 5% de desconto. ALUGUE AQUI


Passagens Aéreas: Passagens Promo Faça cotações de passagens aéreas e encontre promoções: COTE AQUI

Chip de internet ilimitada: Airalo

Saia do Brasil conectado e não troque de chip em cada país que visitar. Usando o cupom: COMERREZARVIAJAR você ganha 10% de desconto no seu plano. CONTRATE AQUI


Comments


Sobre nós

CRV_preto.png

O Comer Rezar Viajar surgiu como consequência da documentação das nossas viagens, passeios e atividades culturais. Hoje já estamos em 5 redes sociais e somamos mais de meio milhão de entusiastas do nosso estilo de vida, que adoram nossas dicas de países, passeios, fotografias e descobertas.

Posts Recentes

bottom of page